segunda-feira, 23 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica e Coral Lírico encerram festa da Inconfidência Solenidade de 21 de abril, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, marca os 60 anos de criação da Medalha da Inconfidência


A Praça Tiradentes, em Ouro Preto, neste sábado (21) foi mais uma vez palco da grande festa cívica que marca o encerramento da Semana da Inconfidência em Minas Gerais. A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada pela primeira vez à noite, levou mais de 1.200 pessoas à praça,  um dos principais cartões postais da cidade.
Neste ano, comemoram-se os 60 anos de criação da medalha, maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. A distinção foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek.
A população de Ouro Preto foi presenteada com um concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, acompanhada pelo Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, ao final da solenidade. Foram apresentadas peças de Verdi, Bizet, Tchaikovsky e Puccini.
Os casarões localizados ao redor da Praça Tiradentes foram todos decorados com bandeiras de Minas Gerais. No palco principal, em frente ao Museu da Inconfidência, onde estavam as autoridades, destacavam painéis com imagens de anjos barrocos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet e pela Rede Minas.
A atriz Zezé Polessa, que foi homenageada com a Grande Medalha, estava emocionada em participar da cerimônia. “Estou muito feliz por receber essa homenagem aqui em Minas Gerais. Hoje é uma comemoração que eu fico super agradecida e honrada em participar dessa festa da Inconfidência Mineira”, disse a atriz.
 “Eu me sinto radiante por ser homenageada nessa data histórica, maravilhosa, data de Tiradentes, 21 de abril, e sou mineira. Então, para mim é uma emoção muito grande receber essa medalha na minha terra. É um orgulho imenso e eu sou muito grata a Minas Gerais e muito grata ao governador Anastasia”, disse a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, também condecorada com a Grande Medalha.
O vice-presidente da American Airlines, Peter J. Dolara, também recebeu a honraria. “Para a American Airlines é uma grande honra, já que voamos a Belo Horizonte por quase 20 anos. Estamos dedicados ao desenvolvimento econômico e turístico do país”, afirmou o empresário.
Homenagem a Tiradentes
Pontualmente às 19h, o governador Antonio Anastasia foi recebido na Praça Tiradentes com honras militares e muitos aplausos da população. Anastasia passou em revista a Guarda de Honra da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Acompanhado do orador oficial, o empresário Robson Braga de Andrade, Antonio Anastasia homenageou Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento ao mártir da Inconfidência.
Após a execução do Hino Nacional, interpretado pelo Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o governador Anastasia assinou ato de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto. O governador e o presidente da CNI acompanharam, em seguida, a salva de 21 tiros de fuzil, executada pela Guarda Militar do Governo do Estado.
Concerto
A população acompanhou a solenidade ao redor do monumento. Ao fundo da praça, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico eram os responsáveis pela trilha sonora do evento.

“Moro em Ouro Preto há 35 anos e acho muito bom esse dia festivo da Medalha da Inconfidência. A cidade vive um clima de orgulho pela celebração dessa data muito importante para Minas Gerais e para o Brasil”, disse Ana Maria Neves Loureiro. 
 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário