quarta-feira, 25 de abril de 2012

BUSCA SEM TRÉGUA - PM desbarata quadrilha que explodiu caixas eletrônicos e apreende dinamite

Dois integrantes da quadrilha, que atacou e explodiu caixas eletrônicos no interior do Estado, foram presos na cidade de Santa  Rita de Minas por policiais militares da 22ª Companhia Independente. Desde que os criminosos começaram a agir em cidades localizadas ao longo da BR-116, próximas a Governador Valadares e Ipatinga, a Polícia Militar montou uma série de operações na região. Três bananas de dinamite foram apreendidas.

As ações da PM foram intensificadas depois que o bando, composto por quatro pessoas, tentou assaltar caixas eletrônicos nas últimas terça e quarta-feiras, dias 17 e 18, em Bom Jesus do Galho e em uma cidade próxima a Governador Valadares. Na madrugada de sábado, 21, os marginais voltaram a agir em Santa Rita de Minas, de onde roubaram R$ 26 mil.

19 SEGUNDOS



Como a equipe da 22ª Cia Ind estava alerta, chegou ao local em 19 segundos. Assim que perceberam a aproximação da viatura, os criminosos entraram no Hyunday Tucson prata, placa HNN-0359, e fugiram em alta velocidade. Foi iniciada uma perseguição sem tréguas pelas ruas da cidade, que continuou em direção a Caratinga.

O que os marginais não sabiam é que, com apoio do Serviço de Inteligência, outras unidades da PM – 6º (Governador Valadares), 14º (Ipatinga) e 43º batalhões (Valadares); 8ª Cia Ind de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e 5ª Cia de Missões Especiais (Valadares) - já tinha montado uma operação de cerco e bloqueio por toda a região, exatamente para prender a quadrilha.

Praticamente sem opção de fuga, por volta das 3h, os  criminosos abandonaram o Hyunday em um posto de combustíveis, na entrada de Caratinga, e correram para um matagal, seguindo  direções diferentes. A essa altura, as guarnições da 22ª Cia Ind contavam com apoio da Rondas Ostensiva com Cães – Rocca, do 14º Batalhão. 

Segundo o comandante da 22ª Cia Ind, Major Wanderson Santiago, que coordenou a operação, alguns minutos depois, os policiais militares encontraram o veículo com parte do caixa eletrônico, que também tinha levado pelos suspeitos.  

PARA TRÁS



Enquanto isso, na tentativa de escapar e retardar os policiais militares, os bandidos deixaram para trás, no meio da mata, parte do dinheiro roubado – R$ 21.240,00 -, quatro tocas ninjas pretas, três bananas de dinamite e um celular. 

Os policiais recolheram o material e continuaram o rastreamento, até que localizaram um dos assaltantes –  Francismar R.R. - nas margens de um rio. Ele estava escondido dentro de uma manilha. Com o suspeito, as equipes apreenderam um celular.

Por volta das 6h, os policiais militares chegaram à cidade de Santa Bárbara do Lesrte e fizeram incursões em diversos locais. Não demorou muito e chegaram a um hotel da cidade, onde localizaram  Lourival S.R., que seria outro integrante da quadrilha. Ele não reagiu à voz de prisão  

VEÍCULOS



O oficial explicou que o Hyunday Tucson tinha sido abordado, no dia 28  do mês passado, em Santa Bárbara do Leste, por uma equipe do Destacamento do município. Na ocasião, o veículo era conduzido por Lourival. 

Ele alegou que transportava óleo para máquinas agrícolas de cafeicultores da cidade de Raul Soares. Os policiais militares deram busca no carro e, como não encontraram indícios que ligassem Lourival aos furtos, naquele dia, ele foi liberado. Mas, no dia 21, a equipe cruzou as informações e descobriu que o carro encontrado no posto era o mesmo que Lourival transporta óleo. 

O Hyunday já tinha sido usado para dar fuga ao bando em várias ocasiões. Para tentar enganar a polícia, os marginais adulteravam a sua placa, usando fita isolante preta, o que foi descoberto quando os policiais militares compararam as características do veículo.

Foi apurado, também, que o bando utilizava outros veículos, como um Gol branco, placa KPU-1488,  e um Ford Courier azul, placa GWC-6806. O Gol foi encontrado em um posto de gasolina de Santa Bárbara do Leste. O Ford estava estacionado nas proximidades do hotel da mesma cidade.

MENTOR


Ainda conforme o Major Santiago, tudo leva a crer que Lourival  era um dos mentores dos assaltos e explosões dos caixas eletrônicos.  “Ele chegava à cidade, previamente escolhida pelos criminosos, fazia um estudo e passava os dados para os comparsas”, adiantou o comandante da 22ª Cia Ind.

Uma Saveiro e mais dois celulares foram encontrados com Lourival. Ao final, os policiais militares conduziram os dois homens e o material apreendido para a delegacia de Ipatinga, onde o caso está sendo investigado. 

Após destacar que as ações da Polícia Militar estão dando certo, o Major Santiago afirmou que as operações, com a finalidade de localizar e prender o resto do bando, continuam em ritmo acelerado.  Contatos: (33) 3321-2974 e 9136-6979 – Major Santiago. (Alexandre França)


 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário