quarta-feira, 18 de abril de 2012

Polícia Comunitária reduz índices de criminalidade na periferia de Belém


Há dez anos transitar pela Vila da Barca, área de periferia do bairro do Telegrafo, era uma atividade bastante arriscada. O local já foi uma das comunidades mais violentas de Belém. Hoje a realidade é outra. Policiais Militares da 1ª Zona de Policiamento (Zpol) da capital fazem há seis anos o policiamento comunitário, uma filosofia desenvolvida pela Policia Militar do Pará com o principal argumento de que a parceria entre comunidade e polícia é importante na prevenção da violência.
A parceria tem dado certo nas áreas de abrangência da Seccional da Sacramenta, onde atua a 1ª Zpol, responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros do Telegrafo, Sacramenta, Barreiro e Val de Cães. Em reuniões mensais, os policiais militares e as lideranças comunitárias trocam informações sobre como melhorar a segurança pública nos bairros. “É a comunidade que pode nos falar onde é preciso maior atuação dos policiais”, explica o comandante da 1ª Zpol, Elton Medeiros.
Os números confirmam a eficiência da colaboração comunitária. Os registros de furto, roubo e latrocínio, segundo dados da 1ª Zpol, caíram 43%. Além das operações repressivas, a PM também desenvolve atividades preventivas, como palestras nos centros comunitários, escolas e creches. Um dos temas mais trabalhados é o consumo de drogas. Segundo o sub-comandante da 1ª Zpol, Antônio Nonato, o jovem é orientado sobre o perigo das substancias tóxicas para organismo e para a sociedade.
“A droga incentiva o crime, e nas nossas palestras repassamos às crianças e jovens a importância de se manter longe delas”, ressalta o oficial. O combate ao trafico de drogas é um dos principais trabalhos desenvolvidos pela polícia comunitária. A retirada dos traficantes das ruas e o trabalho social junto aos dependentes químicos têm mudado a realidade de centenas de famílias que moram no Barreiro.
Há três anos, o projeto "Gênesis", uma iniciativa do Instituto Popular Juventude Socialista, oferece cursos profissionalizantes e de qualificação para jovens e adultos, muitos deles ex-usuários de drogas. As aulas acontecem Escola Comandante Klautau e recebe apoio dos policiais da 1ª Zpol, com palestras educativas. O projeto é mantido pela entidade comunitária que foi criada em 2007 e é mantida pelos próprios moradores.
“O Barreiro é um bairro muito carente de tudo, mas com o apoio da própria comunidade e da PM estamos conseguindo algumas vitorias”, ressalta o líder comunitário João Maria Lopez. Uma das conquistas é abrigar a primeira das dez escolas em tempo integral, uma das ações do programa "Mais Saber", desenvolvido pelo governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Escola Ruy Paranatinga Barata fez a aula inaugural segunda feira (16).
O diálogo entre polícia e comunidade também tem resultados positivos no bairro de Val de Cães. Segundo o líder comunitário Antonio Correa Damasceno, antes da parceria as famílias sequer sentavam na porta de casa. Hoje é possível até fazer atividades físicas nas ruas do bairro. “Às 7 da noite todo mundo já estava recolhido dentro de suas casas. Os vizinhos nem conversavam mais. Hoje já é possível sair às ruas com mais segurança”, comemora.


 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário