quarta-feira, 18 de abril de 2012

ASSENTOS RESERVADOS CNJ precisa soar como orquestra sinfônica afinada Por Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra


Disse  eu em outro sítio que a reforma política do país, que alguns chamam de “a mãe das reformas”, deveria  começar com a reforma do Judiciário e não do Executivo ou do Legislativo. Acrescentei que só um Judiciário reformado, reposicionado, transparente e insuspeito poderá arbitrar  conflitos que fatalmente surgirão entre o Executivo e o Legislativo, bem como aqueles que irão aparecer no corpo da pirâmide administrativa e em seus patamares operacionais. Nenhuma outra instituição estará, pois, em condições de substituir o Judiciário.
Isto posto, creio que um novo filtro deva ser agora introduzido  nessa reforma para a obtenção do  Judiciário tão sonhado. Trata-se do filtro da “sustentabilidade”. Termo tão caro aos ecologistas e tão desprezado pelo mundo jurídico. Sim, refiro-me ao sentido estrito do termo sustentabilidade, o mesmo usado pela ecologia. Aquele sentido que propõe novo comportamento ao homem, a fim de que ele não detone a terra em que  vive, bem como a vida de nossos  filhos. Refiro-me, pois, à sustentabilidade da lei e da Justiça.
Penso que podemos citar, inicialmente, o que é absolutamente insustentável no  país: primeiro, a existência de cerca de um milhão de normas com força de lei, confundindo o cidadão , a autoridade e o próprio juiz  sobre o que é o justo e o que não é justo. Segundo, o judiciário atual acumula em seus escaninhos perto de 100 milhões de processos pendentes de julgamento. E, em terceiro lugar, a existência de R$ 100 bilhões  em precatórios já vencidos nos contas-a-pagar da união,  estados e municípios. Tudo isso  é pólvora pura que poderá detonar a república e com ela a cidadania.
Como pesquiso o desempenho macro do Judiciário por 3 décadas **, e o acompanho através de rigorosas estatísticas, pude diagnosticar  facilmente  a moléstia que  ele carrega. É ela consequência  do gigantismo que perdeu o controle. É menos culpa do juiz e mais do legislador contemporâneo. Eu mesmo  já a denominei de “Síndrome de Burnout”, em outro texto. Permitam-me a  economia que faço, citando-me a mim mesmo: “[O judiciário] já percorreu nos anos recentes os 12 estágios fatais  da ‘Síndrome de Burnout’, também conhecida como ‘síndrome do esgotamento profissional’, tendo atingido mesmo o  seu último momento – o ‘colapso’”.
Quando o psiquiatra Herbert J. Freudemberg concebeu o burnout ( do inglês to burn out, queimar por completo ), percebeu-o em si mesmo. Tudo começava por uma exagerada dedicação à sua atividade profissional, passando pelo próprio isolamento e, por fim, atingindo a exaustão e o colapso. Creio mesmo que as próprias instituições , além de seus membros, estão sujeitos ao burnout. Cumpre dizer que no  último estágio do burnout “a vida perde o sentido, e creio que  também as instituições perdem o sentido”.*** Dessa forma, mesmo duas férias anuais concedidas ao juiz não o aliviará do stress que lhe provoca a pilha insana de processos em seu gabinete.
Sabemos, agora, o que é  insustentável na lei e na justiça. Vamos examinar, pois, o  seu  contrário: a sustentabilidade.
Em Sustentabilidade XXI – educar e inovar sob uma nova consciência (Editora Gente), obra de Rodrigo Rocha Loures, assim ele a definiu: ”Sustentabilidade, hoje, é o novo nome do desenvolvimento, incluindo suas várias dimensões: econômica, social, cultural, físico-territorial e ambiental, político-institucional, científico-tecnológico e, para alguns, principalmente espiritual”.
Penso que a globalização dos problemas e a sua complexa cientificidade exigem visão transdisciplinar dos objetos a serem estudados em todas as disciplinas. Creio mesmo que a lei e a justiça não mais poderão ser feitas apenas com juristas e juízes. Devemos incluir para a feitura do direito e da justiça toda a gama de profissionais com os conhecimentos ,  visões e ângulos sugeridos por Loures em sua definição.
Avancemos. Estima-se que hoje existam 250 mil magistrados, número maior que o da tropa militar brasileira. Imagine-se se toda ela se compusesse de generais. Ou, em uma orquestra, todos se intitulassem maestros.
Eficiência, eficácia, custos, estatísticas, desempenho e uma miríade de procedimentos operacionais, nunca foram seriamente levantados e estudados e, principalmente, comparados nacionalmente pelos tribunais, até a criação recente do Conselho Nacional da Justiça. O CNJ inicia um passo a passo o longo caminho em direção à esperada sustentabilidade da Justiça. Anteriormente, as correições realizadas  interna corporis  procediam  de magistrados superiores, peritos nas leis e nas sentenças, mas pouco afeitos às atividades de controle e, especialmente, de  custos.
A rigor, tais saberes são dos engenheiros e de outros profissionais adrede preparados, e não de juízes, educados para sentenciar.  Tenho dito que a nossa reforma judiciária deve ser acompanhada pelos engenheiros, ou talvez até dirigida por eles.
Mas eis que vem  o CNJ com todas aquelas missões. Parece que agora a orquestra vai afinar. Nasce o CNJ como um reclamo da sociedade civil e exigência dos bons princípios republicanos por  transparência. Já vem ele com a modernidade do século XXI e opera com instrumentos até então desconhecidos no ambiente judiciário anterior: levantamentos nacionais e acesso absoluto a tudo o que ocorre. Enfim, marcação juiz a juiz. E tribunal a tribunal.
Esse  impropriamente chamado “controle externo”, exercido pelo CNJ, e  nunca antes conhecido, faz agora tremer a corporação, a orquestra. E surgem  notas dissonantes. A voz do  Judiciário, antes uníssona, está agora dividida e em  descompasso; e  os ruídos que de lá se ouvem ecoam-nos incompatíveis com uma sinfônica ensaiada e  estudada. 
Mas espere, está havendo dois comandos simultâneos: o do maestro e o do spalla, o primeiro violinista. Ambos parecem querer o domínio da  sinfônica. O maestro, agora, atua como maestro e simultaneamente como spalla. Qual é, afinal, o espaço de cada um?, pergunta a plateia.
Sabe-se que é  o spalla quem ensaia a orquestra e a ela dá o tom. Ele é também o substituto eventual do maestro. Desde o  século XIX, as sinfônicas  têm efetivamente dois distintos dirigentes: o maestro e o spalla. Anteriormente ,era o  spalla quem  dirigia os músicos batendo com seu arco de violino na madeira marcando asperamente o compasso. Com o surgimento do maestro, surgiu a batuta. Chamemos por enquanto o STF de maestro, e o CNJ de spalla.
Mas, voltemos a um ponto ainda  dissonante, o CNJ, onde a sociedade civil tem finalmente algum acento. Tem apenas quatro membros de um total de 15. Todos os restantes 11 são da corporação. Antes que a sociedade civil pleiteie elevar o número de seus  membros, a fim de que haja, efetivamente, o tal do controle externo, deixemos tocar a sinfônica como queiram os seus músicos. Certamente maestro e spalla se acertarão.
Entretanto, não se deve nunca  esquecer,  é o Estado quem  paga os  pesados estipêndios aos músicos. E é a sociedade civil quem paga, por sua vez , o Estado. E é ainda a sociedade civil quem paga os caros ingressos para ouvi-los. Por favor, não desafinem!

Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra é doutor em Direito pela USP, com especialização na New York University e na Harvard University, e autor do livro “A Pirâmide da Solução dos Conflitos”, editado pelo Senado Federal.


 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário