quinta-feira, 19 de abril de 2012

MONOGRAFIA CEGESP/2011


ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS FRENTE AOS
ATOS DE VIOLÊNCIA PRATICADOS POR TORCIDAS ORGANIZADAS DE
FUTEBOL EM EVENTOS ESPORTIVOS EM BELO HORIZONTE
alt
Cel PM Marco Antônio Bicalho
(ASP 1988)
Uma preocupação que se manifesta com frequência, tanto entre os profissionais da Segurança Pública quanto na população de modo geral, é a referente à segurança nos estádios de futebol. Essa preocupação se agrava com a aproximação de grandes eventos esportivos, especialmente a Copa do Mundo de 2014.
Sendo a principal responsável pelas ações de polícia ostensiva de segurança pública durante o evento, a Polícia Militar de Minas Gerais vem produzindo reflexões de excelente qualidade sobre o tema, buscando se preparar para enfrentá-lo com segurança. Uma dessas reflexões é a monografia em tela, produzida pelo Coronel Marco Antônio Bicalho por ocasião da conclusão doCurso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP), no ano de 2011, em parceria com a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro, que apresentaremos agora.
O Cel Bicalho, atualmente chefiando a Auditoria Setorial da PMMG, e também nosso ilustre associado, analisou em seu estudo monográfico os crimes cometidos em Belo Horizonte, nos dias de jogos no Estádio de Futebol Governador Magalhães Pinto (Mineirão), entre janeiro de 2006 e junho de 2010, visando avaliar a atuação da PMMG nessas ocorrências e propor inovações que possam superar as atuais insuficiências.
A pesquisa pode ser dividida em duas partes, uma de cunho mais teórico e outra eminentemente empírica. Nos primeiros capítulos, os que comporiam a parte teórica, o autor fez uma pormenorizada análise da historia do Futebol, dos fatores motivadores dos conflitos em estádios, da legislação pertinente a tais atos (especialmente do Estatuto do Torcedor) e das diretrizes operacionais da PMMG (Instrução nº 04/97-CG).
No sétimo capítulo, que corresponde à parte empírica da pesquisa, o autor apresentou uma análise detalhada de todas as ocorrências em Belo Horizonte relacionadas às torcidas durante os dias de jogos do Cruzeiro Esporte Clube e do Clube Atlético Mineiro, eventos que levam maior número de pessoas ao Estádio. Um dos pontos fortes do seu estudo é justamente não limitar a análise aos fatos ocorridos no estádio de futebol, mas abranger todos os eventos relacionados ocorridos na capital. Provando uma estreita correlação entre os grandes jogos e atos de violência praticados por torcedores, o Cel Bicalho registra e analisa os pareceres de Comandantes militares e outros especialistas da Segurança Pública, brasileiros e estrangeiros, objetivando uma compreensão mais ampla da questão.
Como resultado desse excelente estudo, o pesquisador apontou algumas sugestões para a Polícia Militar de Minas Gerais que, certamente, merecem a devida reflexão para eventual aproveitamento.
Nesse sentido, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar de Estado de Minas Gerais – AOPMBM disponibiliza o presente trabalho monográfico, com a devida autorização do seu autor, em decorrência de seu excelente conteúdo.
Parabéns ao Coronel PM Marco Antônio Bicalho por mais este valioso trabalho, que só vem a reforçar a competência e qualidade da oficialidade mineira para o desenvolvimento de pesquisas científicas com abordagens de temas desafiadores e relevantes para as Instituições Militares Estaduais e para a Segurança Pública.

 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário