segunda-feira, 16 de abril de 2012

Detenta fica ferida após motim em penitenciária da...


Notícias

Uma presa ficou ferida durante um motim ocorrido no fim da tarde de ontem no Complexo Penitenciário Estevão Pinto (PIEP), no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte. O episódio é mais uma mostra do momento de crise no sistema penitenciário mineiro que tem sofrido com um quadro de superlotação e seguidas fugas. A prisão feminina está próxima de atingir sua capacidade máxima. Das 374 vagas na unidade, 311 já estão ocupadas.
A confusão de ontem, de acordo com informações da de Estado de Defesa Social (Seds) teria durado cerca de uma hora e meia. O tumulto começou após o anúncio de que a detenta Liliane Dias Fernandes, que havia rendido uma agente penitenciária durante o banho de sol à tarde, seria transferida. Ao receber a notícia, ela e pelo menos dez outras detentas teriam liderado o tumulto incentivando as demais internas a chutarem as portas das celas e fazerem barulho.

Equipes do Comando de Operações Especiais da Polícia Civil (Cope) tiveram que intervir na confusão. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros chegaram a se deslocar até a unidade, mas não precisaram agir.

Durante as ações de contenção das agentes penitenciárias, uma detenta foi atingida de raspão na coxa por uma bala de borracha. Por meio de nota, a Seds informou que a mulher foi atendida na enfermaria da penitenciária e passa bem. Com a movimentação das presas, duas portas da unidade prisional foram danificadas, mas, ainda conforme a secretaria, nenhuma das detentas precisou ser retirada das celas.

A pasta informou que Liliane e as detentas envolvidas no tumulto seriam transferidas para outras unidades prisionais no Estado. Os locais e a data das transferências não foram informados.
Flash
Minas Gerais possui 43 mil presos, mas tem disponível apenas 28 mil vagas no sistema penitenciário. O déficit é de 15 mil postos.

Rotina
Somente neste ano, 31 presos fugiram em MG
Apenas neste ano, pelo menos, 31 presos fugiram de unidades prisionais em Minas Gerais. O número só não é maior porque um plano de detentos do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) Gameleira, que cavaram um túnel para escapar da unidade foi descoberto. Somente nesta semana, duas fugas chamaram a atenção dos mineiros pela ousadia dos criminosos que teriam contado também com a conivência de agentes penitenciários.
No domingo passado, 12 detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, escaparam após cavarem um túnel. Para executar o plano, eles teriam contado com a colaboração de dois agentes. Dez dos fugitivos ainda estão foragidos.

Dois dias depois, o preso da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Warley Moreira da Silva, 21, escapou de uma escolta da Polícia Civil quando retornava para a unidade prisional. (RR)

Fonte: Jornal O Tempo


Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário