A sequência de fugas continua no sistema prisional de Minas Gerais. Ontem de manhã, 14 detentos escaparam da Cadeia Pública de Cássia, no Sul de Minas, após renderem o único agente que tomava conta do local. Este foi o oitavo caso de fuga ou tentativa de fuga no Estado em 24 dias - média de uma a cada três dias. Ao todo, pelo menos 43 pessoas ganharam as ruas desde o início do ano.
Segundo a Polícia Civil, os presos de Cássia serraram as celas durante a madrugada e, quando o policial civil que fazia a guarda foi servir o café da manha, por volta das 9h, os detentos o renderam e depois pularam a grade que cerca a delegacia onde fica a cadeia, no centro da cidade.
A carceragem de Cássia exemplifica a falta de estrutura para guardar presos no Estado. Além de ter apenas um agente para cuidar dos detentos, o local estava superlotado. Até antes da fuga, 51 pessoas dividiam espaço em celas que deveriam ter apenas 16.
O estopim do falho processo de execução penal em Minas ocorreu na última sexta-feira, quando a juíza Áila Figueiredo, de Três Corações, também no Sul de Minas, determinou a soltura de cem acusados de tráfico de drogas da penitenciária local por causa da falta de estrutura da comarca, incapaz de dar prosseguimento aos processos dos presos.
Até o fim da tarde de ontem, três detentos haviam sido recapturados em Cássia. Quinze policiais, alguns de cidades vizinhas, participaram das buscas. A Delegacia Regional de Passos enviou peritos ao local para verificar as circusntâncias da fuga. As celas quebradas foram soldadas ontem mesmo. As câmeras de segurança da cadeia registraram o momento em que os fugitivos agrediram o agente e o prenderam na cela.
Dono de uma funerária vizinha à delegacia, Cássio Sousa contou que as fugas são constantes. "Nosso medo é que eles peguem alguma criança para fazer de refém". No último Réveillon, oito presos fugiram da mesma cadeia.
Fonte: Jornal O Tempo, 2 de maio de 2012
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário