Em execução na cidade desde o último dia 22 de março, a Operação Impacto, que conta também com participação do 43º Batalhão de Polícia Militar, tem o objetivo de conter e reverter a incidência de crimes violentos, principalmente homicídios e outros crimes oriundos do tráfico de drogas.
Consiste na ocupação de locais com expressivos índices de criminalidade, por uma força tática composta por policiais militares dos dois batalhões, reforçada por equipes da 5ª Companhia de Missões Especiais e da 8ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, todos da 8ª Região de Polícia Militar.
Os locais de desenvolvimento da Operação Impacto foram definidos, após estudos que apontaram as áreas com maiores índices de criminalidade na cidade. A partir dái, foi elaborado um diagnóstico contendo locais, dias e horários de atuação de infratores.
Nas ações, foram empregados uma Força Tática Regional, composta por 45 policiais militares que ocupados esses locais no sistema 24 horas, por um período inicial de 15 dias. Nos bairros Jardim do Trevo e Santa Paula, primeiros a receber a Operação Impacto, entre 22 de março e 13 de maio.
Já no Bairro Altinópolis, as ações foram iniciadas em 24 de abril e se estenderam para os bairros Santo Antônio, Mãe de Deus e Nova Vila Bretas, a 8ª RPM obteve os seguintes resultados: prisão dos principais infratores da área; apropriação dos espaços públicos pela população ordeira; aprovação e legitimação da Operação Impacto por moradores dos bairros; participação ativa da comunidade por meio do Disque Denúncia 18; envolvimento da imprensa na divulgação das ações policiais e profissionalismo e transparência das ações policiais.
Destaca-se, ainda, o aumento do número do número de armas apreendidas, em virtude das constantes abordagens e buscas realizadas em pessoas e locais suspeitos. Da mesma forma, teve acréscimo o número de ocorrências envolvendo o uso e o tráfico de drogas, que mereceu apoio da população, com denúncias anônimas.
Para incentivar e orientar a população dos bairros Carapina, Santa Helena, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Graças e Querosene a denunciar, pelo181, a PM distribuirá panfletos contendo dicas e informações. (Alexandre França)
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário