O Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, lançado nesta quinta-feira (17) pelo Governo de Minas, também prevê ações voltadas para a ampliação de políticas públicas, novas obras e aumento de pessoal nos sistemas socioeducativo e prisional de Minas Gerais.
Neste ano, com a inauguração da primeira unidade prisional do país fruto de uma parceria público-privada, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), mais uma vez, realiza um marco histórico na gestão do sistema prisional mineiro. Entre 2003 e 2011, foram criadas cerca de 22 mil vagas, que saltaram de 5.381 para quase 28 mil – um aumento de mais de 400%.
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) administra hoje 129 unidades prisionais e detém a guarda de 83% dos presos do Estado. Desde 2003, começaram as assunções de cadeias até então administradas pela Polícia Civil, que possibilitaram que os policiais civis fossem liberados para cumprir sua função de polícia judiciária.
Atualmente, Minas também é o Estado que, proporcionalmente à população carcerária, possui a maior quantidade de presos trabalhando no país: são mais de 12 mil, envolvidos em cerca de 300 parcerias.
Já no sistema socioeducativo, vale ressaltar que, desde 2003, o Governo de Minas tem realizado a construção de novas unidades no interior do Estado, garantindo a ampliação do número de vagas em espaços físicos adequados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e em municípios próximos às residências dos adolescentes.
Há nove anos, só existiam três centros no interior do Estado. Hoje, são 12, e o número de vagas saltou de 380 para 1.076.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário