A 4ª Companhia Especial e do Tático Móvel do 1º Batalhão continua, nesta quinta-feira, 24, as ações de combate e prevenção à criminalidade na região da Savassi, Zona Sul de Belo Horizonte. As atividades foram iniciadas no início desta semana, com a Operação Nix, quando 50 policiais militares em 15 viaturas deflagraram ações em vários pontos da região, aumentando a segurança de moradores,comerciantes, frequentadores e turistas.
Foram encontradas, em dois imóveis invadidos, facas, facão e bebibas alcoólicas com as pessoas presas e apreendidas. As crianças foram deixados sob os cuidados do Conselho Tutelar para encaminhamento a abrigos, sendo os adolescentes e maiores conduzidos para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator – CIA, por equipes do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco - Gepar.
Para potencializar a operação, o comandante da 4ª Companhia dividiu a Praça da Savassi em quatro setores, onde foram intensificado o policiamento, com visitas a comerciantes e distribuição dicas de autoproteção. Na terça-feira à noite, 22, o trabalho se estendeu por toda a madrugada e manhã de ontem, com incursão a uma casa abandonada, na Rua Rio Grande do Norte, 1.022, que servia de abrigo para menores infratores que, durante a madrugada, agiam na área.
INVASORES
Ao mesmo tempo, também na Rio Grande do Norte, 1.008, outra equipe abordou cerca de 20 moradores de rua que invadiram um prédio. Conforme o comandante da guarnição, Tenente André de Oliveira Miguel, a equipe fez uma varredura em todas as dependências do imóvel. "Para entrar, tivemos que usar lanternas e pular uma grade. Lá dentro, encontramos muita sujeira, colchões, roupas, uma faca e resto de comida", informou o policial militar.
Apesar de os policiais militares terem tirado os invasores da casa e do prédio, ontem à noite, eles voltaram ao mesmo local e encontraram outros 16 adolescentes e um adulto. "A sujeira e o mau cheiro não impediram que um casal fosse flagrado fazendo sexo em um dos cômodos, no segundo andar."
ENVOLVIDOS
De acordo com os levantamentos, praticamente todas as pessoas que estavam no local estão envolvidas em furtos, roubos e arrombamentos na região da Savassi e na área hospital. "A maioria já foi presa ou apreendida, mas, quando ganham a rua, voltam a cometer crimes", afirma o Major Carlos Alves. Ele contou que, durante a ação, alguns dos menores reagiram e tentaram agredir os policiais militares, mas foram contidos.
Na manhã desta quinta-feira, o Major Carlos Alves destacou que o policiamento na região da Savassi continuará intenso, para garantir o direito de ir e vir do cidadão de bem, que pode contar com a Polícia Militar em todos os momentos para solucionar problemas de segurança pública.
"Para isso, a PM manterá uma unidade do Polícia e Família para atender a comunidade local." A 4ª Cia Esp está com as portas abertas para receber sugestões e denúncias sobre pessoas e atividades suspeitas, tanto em nossa sede à Rua da Bahia, 1.201, Centro, quanto pelo telefone 3214-3451. A Operação Nix é uma referência à deusa grega da noite. (Alexandre França)
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário