Marco na luta pela valorização dos direitos humanos, o Dia Nacional do Detento é comemorado nesta quinta-feira (24). Em Minas Gerais, a data é lembrada como uma oportunidade para reflexão sobre a importância da ressocialização do indivíduo enquanto cumpre pena – meta que norteia os trabalhos da Secretaria de Estado de Defesa Social.
O Estado é o que possui a maior quantidade de presos trabalhando, na proporção de sua população carcerária – são mais de 12 mil. Além disso, 6.132 presos estudam. “Este é um dia propício para um debate sobre o papel da sociedade na reinserção social dos egressos do sistema prisional, pois o preconceito é o grande entrave para asoportunidades de trabalho”, destaca o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Brazadelli.
O Governo de Minas tem investido em várias frentes, tanto na criação de novas vagas no sistema prisional quanto em programas de prevenção à criminalidade, de reinserção de egressos no mercado de trabalho e de implantação de novas Centrais de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).
No Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, a detenta Cleuza Joana Ramalho, de 36 anos, é um exemplo e motivo de orgulho da unidade, em termos de dedicação ao estudo e trabalho. Ela trabalha atualmente na lavanderia e já passou pelas unidades de costura e artesanato. “Abandonei a escola quando estava na 5ª série, voltei a estudar aqui na penitenciária e no próximo ano termino o ensino médio. Mesmo presa fiz cursos que podem me ajudar a conseguir um trabalho quando terminar minha pena”, relatou Cleuza.
Talento musical
A música é capaz de transformar a vida de detentos, principalmente quando o professor é o próprio colega de cela. A situação ocorre no Presídio de São Lourenço, no Sul de Minas, com o detento Gilson Ambrosino de Jesus, de 27 anos. Ele dá aulas de harmonia e é o preparador vocal do Coral Vozes da Cela. Gilson tem nove alunos de violão no presídio, já foi professor de bateria do de defensor público da Comarca de São Lourenço e de um agente penitenciário. “A música vai direto no coração de todos e nos ajuda a ter esperança, confiança e força para acreditar no futuro”, explica Gilson Ambrosino.
Ampliações
Em 2012, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) ganharão 625 novas vagas, com a construção de quatro novas associações e a formalização de parceria com o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) para a manutenção de outras quatro. Também serão abertos concursos públicos para a contratação de 3.410 agentes penitenciários e 390 agentes socioeducativos.
Os municípios de Araguari, no Triângulo Mineiro, e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganharão, no segundo semestre de 2012, Centrais de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa).
Pioneirismo nacional
A primeira unidade prisional do país fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) também está sendo erguida em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A PPP Prisional será inaugurada em setembro e disponibilizará, até o final de 2012, 1.824 novas vagas. Até 2013, as vagas serão ampliadas para 3.040, em uma ação que compõe a busca constante pela humanização do sistema carcerário.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário