sexta-feira, 1 de junho de 2012

TROCA DO PAVILHÃO NACIONAL ABRE SEMANA DA POLÍCIA MILITAR


Na manhã do dia 31/05/12 ocorreu a solenidade de abertura das comemorações dos 237 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento se deu na Praça da Bandeira e contou com a presença de diversas autoridades, com destaque para o Dr. Rômulo de Carvalho Ferraz, Secretário Estadual de Defesa Social, o Cel PM Márcio Martins Sant'Ana, Comandante Geral da PMMG, Dr. Cylton Brandão da Matta, Chefe da Polícia Civil, Cel BM Ivan Gamaliel Pinto, Chefe do Estado Maior do CBMMG, além dos representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de Belo Horizonte.
A tradicional cerimônia se deu com diversas inovações, como a participação da Polícia Civil, de crianças e pessoas com deficiências que se fizeram presentes em vista nos novos programas da Polícia Militar.
Após a execução do Hino Nacional, o Cel Sant'Ana externou sua satisfação pela participação das pessoas, inclusive as com deficiências físicas, no evento cívico, o que materializa a tão almejada harmonia entre a Polícia Militar e a população mineira.
Manifestou também sua satisfação com a participação, pela primeira vez na história, de integrantes da Polícia Civil juntamente com os da Polícia Militar, o que simboliza o avanço do processo de integração das duas Corporações.
Após sua fala, as crianças da Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri vencedoras do Concursode Redação Polícia e Cidadania foram chamadas para tomar lugar de destaque, onde receberam diploma e prêmios.
João Vitor Poses Durães, aluno classificado em primeiro lugar, leu sua redação, na qual enfatizava a importância da Polícia Militar para o cotidiano da população e afirmava a necessidade da colaboração entre a Corporação e as pessoas, sintetizando o novo projeto Polícia e Família.
Em seguida, foram convidados a trocar o Pavilhão Nacional acompanhados do Comandante Geral da Polícia Militar. Após o momento patriótico, os Coronel Sant'Ana, anunciou o lançamento de umprograma de capacitação dos policiais militares para o atendimento das pessoas com deficiências, projeto que receberá o apoio de diversas associações desse segmento.
Para materializar esse compromisso, o Comandante Geral, acompanhado do Dr. Cyton Brandão, Cel BM Ivan Gamaliel e o Dr. Rômulo Ferraz entregaram um certificado a cada um dos representantes das associações de pessoas com deficiências.
Após esse momento, o Hino à Bandeira Nacional foi cantado por José Carlos Dias Filho,representante das pessoas com deficiência e acompanhado pela Banda de Música da PMMG. Vale destacar que todo o evento foi "traduzido" para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo 1º Sgt BM Laucir de Carvalho Souza.
Por fim, os presentes, em especial as crianças dos Colégios Tiradentes, Ordem e Progresso e da Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri, acompanharam com bastante alegria a execução de músicas pela Banda da PMMG e as acrobacias e performances dos cães da Cia Ind Cães.
A AOPMBM foi representada pela participação dos funcionários civis, Jane Fernandes Batista e Augusto de Carvalho Mendes, ambos do Departamento de Relações Públicas e Institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário