As negociações para integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu Macro Norte e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais avançam mais um passo. Nessa terça-feira (13), as duas instituições, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), da Polícia Militar Regional, do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems Norte), se reuniram para promover um estudo da viabilidade do acordo, cuja proposta principal é integrar as centrais de atendimento através do 192 e 193.
De acordo com o prefeito de Pirapora e presidente do consórcio público que gerencia o Samu - Cisrun, Warmillon Fonseca Braga, este é um momento de avaliação, de definir protocolos, para que as duas instituições se preparem para atuar em cooperação. “É uma iniciativa pioneira que poderá se tornar ponto de partida para a unificação do atendimento das instituições de segurança e defesa na região, como acontece nos Estados Unidos, onde o cidadão liga o mesmo número para acionar a Polícia, o Samu, o Corpo de Bombeiros e demais serviços de emergência”, comenta.
O comandante do 7º BPM, Major Sérgio Ricardo, diz que vê a possibilidade de integração ao Samu com muita positividade. “Como comandante regional não tenho autonomia para tomar essa decisão, mas assim que estivermos com o termo de convênio e protocolo de atendimento definidos, vamos buscar a concordância do alto comando estadual”, planeja.
A proposta da cooperação é integrar os esforços, compartilhando, sem restrições, as informações sobre ocorrências, logo após a ligação do cidadão, entre a Central de Regulação do Samu e a Central de atendimento do Corpo de Bombeiros, evitando duplicidade no empenho equipes para fins idênticos, quando não for necessário, facilitando a atuação operacional.
O acordo também prevê o treinamento permanente no atendimento pré-hospitalar para os técnicos das duas instituições, apoio logístico e técnico compartilhado, e ações coordenadas no atendimento.
Nas ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos, o atendimento será feito prioritariamente pelo Samu. As ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, bem como as que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros que, havendo necessidade, acionará a unidade de suporte avançado do Samu.
Os casos de trauma e incidentes com múltiplas vítimas serão atendidos por ambas as instituições, nos termos do protocolo operacional de urgência e emergência pré-hospitalar.
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, diz que a SES recebe essa integração com otimismo. “O Samu é o componente da Rede de Urgência e Emergência que um tem um papel fundamental na organização do fluxo do atendimento e a integração com o Corpo de Bombeiros vai ampliar ainda mais a cobertura de Rede, alcançado mais pessoas e salvando mais vidas. A iniciativa é louvável e, sem dúvida, conta com a parceria da Secretaria”, atesta.
Laerte Matheus, presidente do Cosems Norte, diz que a integração além de otimizar a utilização de recursos, vai fortalecer as duas instituições no cumprimento de sua missão maior, que é salvar vidas.
O primeiro-tenente Felipe, representante da Polícia Militar Regional diz que as polícias Civil e Militar também estão em processo de integração e observa o acordo entre o Samu e Bombeiros com a perspectiva de que os dois processos possam se unir num futuro próximo.
Abrangência
O Samu Macro Norte possui 37 bases e cobertura em 86 municípios, assistindo uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. O 7º BBM é o que possui a maior cobertura do Estado - 26,4% da área total -, atuando em 119 municípios, com 2.104.243 habitantes. “Mas não temos médicos em nosso batalhão o que limita nossa atuação, e a integração com o Samu vai suprir essa deficiência e dar respaldo aos bombeiros no atendimento pré-hospitalar”, ressalta o major Sérgio Ricardo.
Durante todo o dia, o grupo de trabalho, constituído por técnicos do Samu e oficiais do Corpo de Bombeiros, se reuniu para formatar as diretrizes que vão nortear a integração entre as duas instituições. Um novo encontro ficou marcado para o dia 26 de março, quando o protocolo de intenções será submetido à aprovação do Cisrun e do comando do 7º BBm e, então, encaminhado ao alto comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para avaliação e aprovação final.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário