Santana do Livramento/RS - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 14/03, a Operação Salamanca, que tem por objetivo o combate ao contrabando de agrotóxicos que ingressam pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e sua utilização em terras brasileiras.
Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão, sendo seis preventivas, cinco ações de fiscalização em propriedades rurais e 33 mandados de busca e apreensão nas cidades de Quaraí, Itaqui, Alegrete, São Borja e Manoel Viana.
As investigações, realizadas pelas Delegacias da Polícia Federal em Santana do Livramento e São Borja, apuram além da prática de contrabando, os crimes de formação de quadrilha, receptação e crimes contra o meio ambiente. Durante a fase inicial da Operação foram presas 23 pessoas em flagrante, recolhidas quase cinco toneladas de agrotóxicos, uma aeronave e 21 veículos. A soma do valor dos bens e da mercadoria apreendida supera 3 milhões de reais. Mais de 100 mil reais foram pagos em fiança.
A Operação tem a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, do IBAMA, da Receita Federal e o apoio da Polícia Civil, da Justiça Federal e do MPF. Mais de 250 policiais e servidores públicos estão envolvidos na ação, que conta com dois helicópteros para monitoramento aéreo.
O combate ao contrabando de agrotóxicos tem por objetivo a proteção da saúde dos consumidores e do meio ambiente. Os defensivos agrícolas internados ilegalmente não passam por controle das autoridades brasileiras e muitas vezes o princípio ativo informado no rótulo não confere com o produto embalado ou apresenta concentrações diferentes.
As investigações ocorreram integradas à Operação Sentinela, que realiza ações permanentes de fiscalização e inteligência policial na fronteira sul do Brasil.
Será realizada entrevista coletiva às 15 horas de hoje (14/03) na Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento (Rua Silveira Martins, 1257)
Por: Comunicação Social / Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário