segunda-feira, 12 de março de 2012

Complexo Penitenciário Estevão Pinto recebe projeto que incentiva a valorização de detentas O Se Cuida tem como objetivo principal ajudar as mulheres a serem reinseridas na sociedade de maneira digna


O Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte, será o segundo a receber a visita do Projeto Se Cuida, lançado este ano pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam). Nesta terça-feira (13), a partir das 14h, as detentas do complexo irão participar de atividades culturais, de palestras sobre saúde da mulher e de cursos.
A primeira atividade do projeto foi realizada no Dia Internacional da Mulher (8 de março), na ala feminina do Presídio de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de BH, e contou com a participação da cônsul dos Estados Unidos para Minas Gerais, Merry Miller, além da promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público, Nívia  Mônica. Mais de 232 mulheres participaram da ação, que teve distribuição de kits de higiene pessoal, capacitação profissional, palestras e até show com o humorista Thiago Comédia.
Idealizadora do Se Cuida, a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Piola, explica que o projeto tem como objetivo principal ajudar as mulheres a serem reinseridas na sociedade de maneira digna. “A aparência é importante para ingressar no mercado de trabalho. Às vezes, quando essas mulheres saem do presídio, a autoestima está muito baixa e elas precisam se cuidar em todos os aspectos: estético, intelectual, espiritual, profissional. Buscamos mostrar e ajuda-las nessas questões”, explica Eliana Piola.
O Se Cuida conta com a parceria do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais, além do apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social. “A reação das meninas é emocionante. Elas choram e sempre pedem para ter continuidade”, conta Piola. Eliana Piola afirma que, em um segundo momento, serão distribuídos livros para as detentas. Já existe um acervo com mais de 200 livros de autores renomados. 
 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário