“Só o fato de a Polícia Militar estar aqui já diminuiu a violência, acalmou a região; agora os alunos voltam para casa tranquilos, e o tempo de permanência deles na escola aumentou”, garante Lisiane Gastaldim, diretora da escola Maria Marli Piovesan, que fica na entrada do Icaraí, uma das cinco vilas do Uberaba, que está recebendo a primeira Unidade Paraná (UPS).
Segundo ela, antes da entrada da PM no bairro, que ocorreu no último dia 1º de março, os alunos saiam antes da escola para ir embora, devido à falta de segurança. As declarações da professora foram feitas na noite desta quarta-feira (07) durante uma reunião realizada pelo comando geral da PM com a comunidade, no bairro Uberaba. Participaram, também, presidentes dos Conselhos de Segurança (Conseg´s) da região, igrejas, comerciantes, estudantes, ONGs, associações de moradores e outras entidades.
Para o Subcomandante-Geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, que coordenou a reunião e conversou com a comunidade a reunião foi bastante positiva e alcançou o objetivo: aproximação com a comunidade. “A reunião impressionou pela quantidade de pessoas da comunidade que compareceu no local para expor seus anseios e necessidades, e o melhor, todas comprometidas com a segurança pública”, afirma.
Outro que participou da reunião foi o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Uberaba José Aparecido Dudu da Silva. Ele está na função há quase dois anos e disse que tem acompanhado a iniciativa da Polícia Militar com bons olhos. “Principalmente os comerciantes e os moradores estão contentes, é isso o que o bairro precisava, algo melhor que um módulo policial”, avalia.
Para ele, a segurança é um dos fatores principais para a melhoria e para a retomada da boa imagem do bairro. “A repercussão foi positiva da presença da PM aqui nestes dias, temos mais policiamento, e isso traz um ar de confiança, tranquilidade, e quanto mais segurança mais empregos, mais empresas, mais oportunidades, além de melhorar o nível das escolas, ou seja, com segurança tudo melhora”, ressalta Dudu.
UPS - A instalação da primeira Unidade Paraná Seguro – no bairro Uberaba, em Curitiba – ocorreu nesta quinta-feira (08) com a presença do governador Beto Richa. O governador apresentou aos moradores da região os cerca de 60 policiais que vão atuar na UPS. Eles foram treinados para executar policiamento comunitário e serão comandados pela tenente Caroline Costa, com supervisão da tenente-coronel Karin Denise Krasinski, comandante do 20º Batalhão da PM.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário