terça-feira, 10 de abril de 2012

Feira da Afonso Pena: bombeiros garantem segurança de frequentadores e comerciantes

Todos os domingos, moradores e turistas que vêm a Belo Horizonte têm um encontro marcado na avenida Afonso Pena, no centro da cidade. Há 21 anos, a avenida abriga a feira de Artesanato ou “Feira Hippie” como é conhecida pelos mineiros. Administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte, e considerada uma das maiores da América Latina, a feira chega a receber 70 mil pessoas que, além de um espaço para compras e diversão, podem contar com a segurança do Corpo de Bombeiros.

Uma guarnição do 1º batalhão e de postos de atendimento subordinados a ele permanece de prontidão, em local estratégico, para atuar em quaisquer eventualidades. De acordo com o Sargento Aparecido, o objetivo principal da presença do Corpo de Bombeiros na feira é atuar preventivamente para evitar ocorrências de incêndio e pânico mas, são atendidas também ocorrências de atendimento pré-hospitalar. “Nunca registramos nenhum incidente grave. Mas como incêndios nas barracas de alimentação. Nosso trabalho é preventivo”, alerta.

A feira de artesanato reúne, há 21 anos, cerca de 2,5 mil expositores, em diversos segmentos: artes, móveis e decoração, roupas, dentre outros objetos. O local conta também com áreas de alimentação, local onde os bombeiros priorizam a atenção, das 8 às 14h, horário de maior concentração de público. Durante o tempo de duração da feira, a equipe, a bordo de um caminhão auto bomba permanece alerta. “Fazemos esse trabalho há muito tempo. Nossa missão é prestar apoio à população”, diz o Sargento Aparecido.

Apoio que é muito bem-vindo e que dá mais segurança para quem frequenta o local, como o eletricista Francisco Rocha, 32 anos. Para ele, a presença do Corpo de Bombeiros é uma garantia de tranquilidade. “ Venho aqui há muitos anos e sempre vejo os bombeiros por aqui. Me sinto seguro, porque sei que se acontecer alguma coisa, eles vão estar por perto”, diz. Já para a dona- de-casa Mariana de Souza, 28 anos, a presença dos bombeiros passa uma boa impressão para quem visita a cidade. Opinião confirmada pela vendedora Karina Diego, 38 anos, da cidade de Serra, no Espírito Santo. "Venho a BH há muitos anos fazer compras. Além de ótimos preços, a feira é um opção de lazer. Admiro muito o trabalho dos bombeiros e é bom saber que eles estão por perto", diz.

Atração

Além de oferecer segurança e prevenção, as viaturas do Corpo de Bombeiros e, até mesmo, o fardamento dos militares tornam-se mais uma atração da feira. De acordo com o Sargento Aparecido, a equipe já se acostumou a tirar fotos e explicar o funcionamento do caminhão, principalmente para as crianças.Outra característica do trabalho é a possibilidade de dar orientações aos frequentadores, sobre os mais diversos assuntos como prevenção de acidentes, incêndios, formas de ingresso na corporação, entre outros.

Moradores do bairro Vale do Jatobá, na região do Barreiro, os irmãos Arthur de 7 anos e Eduardo, de 3 anos, aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto o trabalho dos “Soldados do Fogo”. Acompanhado dos pais, os garotos tiraram fotos e conversaram com os militares, de quem são fãs, segundo a mãe. “ Quando crescer, quero ser cantor e bombeiro”, avisa Arthur, que tem outro sonho: dirigir uma viatura. Já o irmão Eduardo diz que gosta “um tantão assim” dos bombeiros e que eles são muito legais. Mas o sonho de ser bombeiro não está só no imaginário das crianças. Para o estudante Pedro Lucas, 16 anos, bombeiro será a sua profissão no futuro”. “Quero estudar e me preparar para ser um deles. É meu sonho e sei que vou conseguir”, diz.

A feira funciona todos os domingos, ao longo da Avenida Afonso Pena, no centro de BH, com início na madrugada e término às 14h.

Além de promover a segurança, viaturas tornam-se atração na feira.

Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário