Capacitar e atualizar 470 policiais militares em um programa desenvolvido por universidades norte-americanas da Pensilvânia e do Arizona e adaptado à realidade local é o objetivo do Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido, nesta quarta-feira (28), no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte.
As atividades do seminário foram realizadas com a presença de convidados que atuam na educação e servidores da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), responsável pelo planejamento e recursos do Proed. “Neste encontro foi apresentada a versão mais atualizada do programa Drug Abuse Resistance Education, utilizado em mais de 50 países e adaptado para adolescentes da 7ª série do ensino fundamental, denominado Caindo na Real”, explicou o coordenador do Proerd, capitão PM Hudson Matos Ferraz.
Paralelamente ao evento, foram realizados workshops para atualização e alinhamento estratégico dos gestores do Proerd e da comunidade operacional da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)e das suas 18 regiões. O gestor da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva, chamou atenção para a importância da orientação aos jovens quanto à prevenção do consumo de drogas. “A transmissão de informações seguras sobre os perigos e malefícios das drogas durante a formação do jovem cidadão é determinante para a construção do adulto independente e participativo da vida em sua comunidade. Os policiais têm atuação estratégica comprovada como agentes educadores também nessa área”, destacou.
O modelo do Proerd já foi levado para o interior de Minas e despertou o interesse de outros estados. Durante o seminário, estiveram presentes policiais militares do Mato Grosso, da Bahia e do Acre.
Homenagens
Na abertura oficial do seminário houve uma apresentação do Bloco Show do Projeto Juventude e Polícia e foram homenageados o subsecretário de Políticas sobre Drogas (Supod), Cloves Benevides; o gestor e a gerente da Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social, José Francisco da Silva e Zuleide de Moura Morais; a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos; o presidente do Conselho Estadual Antidrogas (Conead), Aloísio Andrade; e o jornalista Eduardo Costa.
Escola, família e polícia
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) funciona em 543 municípios mineiros e já atendeu cerca de 2,1 milhões de pessoas, entre jovens e pais. O programa assiste, anualmente, cerca de 4.000 escolas públicas e particulares com o objetivo de levar a estudantes informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável. O Proerd consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, e se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas, despertando-lhes a consciência para este problema e para a questão da violência. Ele é aplicado por policiais voluntários, devidamente treinados para esta atividade.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário