Continua hoje, em Santa Luzia, o curso de Pilotagem Off Road Especial promovido pela Yamaha, exclusivamente, para policiais militares. O curso começou ontem para uma turma formada por 10 militares. Nesta quinta-feira, outros 10 militares da RMBH recebem os ensinamentos do Instrutor oficial da Yamaha, Hidenobu Toh. Ele tem 55 anos de idade e está na empresa há 24. No entanto, 13 anos antes já pilotava motos e chegou a ser campeão de cross no Japão. Nesta sexta-feira, a terceira turma será formada por nove bombeiros e um policial militar.
MELHORES PILOTOS
Para o Tenente-Coronel Paulo de Vasconcelos Júnior, chefe do CMI - Centro de Motomecanização e Intendência, a finalidade é formar instrutores e difundir estes conhecimentos para a tropa. De acordo com o oficial, o curso está oferecendo informações importantes para que motociclistas militares conduzam a moto sem provocar desgastes e de forma a reduzir a sua manutenção.
"A nossa preocupação é que o motociclista esteja preparado para atuar, que adquira técnicas para aumentar a vida útil do veículo e trabalhar sem cometer erros e salvar a vida do piloto", afirmou o oficial.
FASES
Na primeira fase, os militares conhecerão a técnica. E é o que está acontecendo nestes três dias em Santa Luzia. Com a ajuda de um tradutor e com um guia no estilo cartilha, os participantes acompanham o treinamento, passo a passo. Em seguida, partem para a prática (off Road), cada um em sua moto.
O instrutor observa tudo e corrige os erros para que todos tenham o mesmo procedimento. Ele chama o aluno, faz as observações e o militar retorna para o grupo. Ao final, recebem um certificado. Antes da certificação, todos passam por prova prática. "O policial militar vai adquirir mais destreza e habilidade para a condução de moto de qualquer tipo", enfatizou o Tenente-Coronel Vasconcelos.
Na segunda fase do curso, cuja data ainda será definida, eles serão capacitados para atuarem como instrutores e a terceira e última fase, será no asfalto (on road). Técnica para subir e descer escadas e transpor meio fio com segurança serão alguns itens ensinados.
Militares do Corpo de Bombeiros também participam, aprendendo a técnica para chegar mais rápido na ponta da linha e prestar os primeiros socorros, enquanto chega o reforço do atendimento. O instrutor já passou pelas polícias de São Paulo, Brasília e Espírito Santo. "A Polícia de Minas Gerais acompanha as inovações", ressalta o oficial.
EQUIPE ENVOLVIDA NO TREINAMENTO
O treinamento é planejado e coordenado pelo Cap Fábio Lima, subchefe do Centro de Motomecanização e Intendência - CMI (auxiliares: Marcilio Ezequiel Gomes de Souza, 1º Ten PM - Adj DAL1 e César de Jesus Alves Souza, 2º Ten QOE - DAL1) e implementado pelo Tenente-Coronel Paulo de Vasconcelos Júnior, chefe do CMI, setor que funciona dentro do complexo da Gameleira, em Belo Horizonte. O CMI faz parte da DAL - Diretoria de Apoio Logístico da PM, Comandado pelo Coronel Itamar de Almeida Sá.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário