Belo Horizonte/MG - A Polícia Federal deflagrou hoje, 15/5, a Operação Mercado Paralelo, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão, bem como de seqüestro de bens e valores, todos expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais.
A operação que visa a reprimir atividades de câmbio ilegal de moeda estrangeira, lavagem de ativos e evasão de divisas, pelo mecanismo conhecido por “transferências de cabo, ou dólar cabo”, que são operações de remessas ilícitas de recursos ao exterior ou do exterior, mediante a prática da técnica de “compensação paralela”.
As buscas objetivam a arrecadação de bens, valores e veículos adquiridos com as práticas criminosas, além de localizar documentos e mídias que possam elucidar os indícios já colhidos no decorrer das investigações. As investigações vêm sendo desenvolvidas há quatro meses, fato que possibilitou a identificação de como se operava as atividades ilícitas.
Empresários e outras pessoas ligadas ao esquema que promoviam a saída de recursos para fora do país por meio dos doleiros, sem a obediência aos normativos legais, serão devidamente identificados, interrogados e indiciados pelos crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal, cujas penas poderão chegar a 11 anos de prisão.
As penas somadas, em virtude dos delitos praticados pelos investigados poderão alcançar até 20 anos de prisão, destacando que para o exercício das atividades de câmbio e distribuição de valores é necessária a autorização expressa do Banco Central do Brasil, sob pena de se incorrer nos crimes previstos na Lei do Colarinho Branco (lei 7.492/86) e Lavagem de Capitais (Lei 9.613/98).
Haverá coletiva de imprensa hoje, às 10h30min., na Superintendência Regional de Polícia Federal em Minas Gerais (Rua Nascimento Gurgel, 30, Gutierrez).
Comunicação Social da PF em Minas Gerais
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário