João Pessoa/PB - A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal- MPF, da Controladoria-Geral da União –CGU e do tribunal de Contas da União- TCU, desencadeou hoje (16/5) a Operação Amaltéia, com o objetivo de dar cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de proibição de que investigados freqüentem laticínios e órgão públicos, todos expedidos pela Justiça Federal na Paraíba. Participam da operação 20 servidores da CGU e aproximadamente 100 policiais federais.
A investigação tem como objetivo desarticular um esquema criminoso que vem fraudando e causando prejuízos ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, o qual firma convênio com o órgão estadual responsável por operacionalizar a contratação de laticínios e o controle de produtores rurais para que haja a distribuição de leite, no denominado Programa de Leite da Paraíba.
Verificou-se que a quadrilha agia se valendo de pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao programa.
Indícios também apontam suposto envolvimento de servidores da Fundação de Apoio Comunitário – FAC do estado da Paraíba, responsável por operacionalizar o Programa do Leite.
Outra irregularidade detectada e que está sendo criteriosamente analisada, diz respeito à qualidade do leite que, provavelmente contem água e há suspeita de que são acrescidas ao leite substâncias químicas para prolongar sua vida útil.
O volume de recursos repassado ao programa alcançou o montante de R$ 285.863.318, sendo o resultante do somatório dos valores pactuados nos convênios firmados entre a FAC e o MDS no período de 2005 a 2011. O montante aplicado irregularmente ou desviado está sendo apurado.
Os crimes investigados e sobre os quais pesam indícios sobre os investigados são: estelionato em detrimento de entidade de direito público (art. 171, parágrafo 3º do CPB); formação de quadrilha (art. 288, do CPB); falsidade ideológica (art. 29 do CPB) e adulteração de produto alimentício destinado a consumo (art. 272 do CPB). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.
* AMALTÉIA, segundo a mitologia grega, é a cabra cujo leite nutriu Zeus em sua infância.
Comunicação Social da PF em João Pessoa
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário