Mais investimentos para equipamentos das polícias Militar e Civil e a administração da cadeia de Guanhães (Rio Doce) pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) poderiam contribuir para diminuir o número de crimes na região. Ospedidos foram feitos pelos envolvidos com o sistema de defesa na região, durante audiência realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira (14/5/12), na Câmara Municipal de Guanhães.
O requerimento para a audiência foi do deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), que se mostrou preocupado com o aumento da violência na região. Conforme o parlamentar, o efetivo da PM está trabalhando com número de homens inferior ao necessário e a situação dos equipamentos, como viaturas, é precária.
De acordo com o comandante da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Edgard Antônio de Souza, é necessário que a Suapi assuma a cadeia de Guanhães para que alguns policiais sejam liberados para cuidar do policiamento nas ruas do município. Alguns dos militares ficam envolvidos no trabalho na cadeia e não podem circular para fazer rondas no Centro, por exemplo. Além disso, ele indicou a necessidade de dois veículos novos para facilitar o atendimento de ocorrências na área rural, já que alguns dos carros disponíveis têm dificuldades para rodar em estrada de terra.
O juiz titular da 1ª Vara Civil, Criminal e de Execuções Penais da comarca de Guanhães, Arnoldo Assis Ribeiro Júnior, reforçou o pedido para que a cadeia do município seja administrada pela Suapi e relatou que alguns policiais civis ficam afastados de sua função investigativa porque assumem escolta de presos devido à falta de policiais militares na região. Conforme o delegado, atualmente há 90 presos na cadeia de Guanhães.
Mais envolvimento – De acordo com a delegada regional de Polícia Civil, Ana Paula Passagli da Cruz, a regional de Guanhães é composta de 33 municípios, uma das maiores do Estado. Ela disse que não há apoio por parte da prefeitura para melhorar o atendimento da Polícia Civil e pediu que, além do Executivo municipal, haja envolvimento das comunidades para prevenir a criminalidade.
Em entrevista à TV Assembleia, a delegada informou que o número de furtos nas três cidades da comarca (Guanhães, Dores de Guanhães e Senhora do Porto) mais que dobrou no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com 2011. De acordo com ela, entre janeiro e abril de 2012, foram registrados 114 furtos. Em 2011, foram 54.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite (PSDB), salientou que a participação do poder público e da sociedade civil é fundamental para contribuir para o combater da criminalidade.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário