sexta-feira, 23 de março de 2012

PF instaura 4 inquéritos para apurar fraudes apontadas pelo Fantástico

Rio de Janeiro/RJ - A Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro/RJ instaurou na manhã de hoje, 19, quatro inquéritos policiais para apurar os fatos noticiados no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.

A reportagem levada ao ar no dia 18/03/2012, domingo, enfocou problemas na Administração Pública Federal no tocante a licitações viciadas que ilidem no interesse público para satisfazer interesses espúrios de empresas privadas e seus sócios e empregados. Os inquéritos serão conduzidos pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros - DELEFIN, especializada na repressão a crimes financeiros e desvio de recursos públicos, onde serão apurados os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção, fraude em licitação e cartel.

Na reportagem foram citadas 4 empresas: BELLA VISTA, RUFOLLO, LOCANTY e TOESA, cujos proprietários e/ou prepostos disseram que pela “ética do mercado” são pagas propinas pelas empresas privadas a encarregados de compras nos órgãos públicos para garantir a vitória nos procedimentos licitatórios.
A notícia focou na fictícia licitação em Hospital Público Federal, no entanto, ressalta-se que as empresas BELA VISTA, RUFOLO, LOCANTY e TOESA não só devem ter firmado contratos com Hospitais Públicos Federais, como também com outros Órgãos da Administração Pública Federal situados no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo da investigação da PF é verificar a legalidade dos contratos firmados pelas empresas com órgãos públicos da Administração Pública Federal. A investigação da PF será ampla e, para tal, serão analisados os contratados firmados de 2009 até os dias atuais.
Foram intimadas 17 pessoas a prestar esclarecimentos ainda para esta semana.
Foram também oficiados à Controladoria Geral da União - CGU, Tribunal de Contas da União - TCU, Advocacia Geral da União - AGU, e Ministério Público Federal - MPF para que informem se houve contratos firmados pelas empresas com Hospitais Públicos Federais, como também com outros Órgãos da Administração Pública Federal situados no estado do Rio de Janeiro, desde 2009. 

Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário