Com poucas palavras, porém todas carregadas de muita emoção, o Coronel Sant'Ana sustentou seu discurso de posse nas trajetórias do Capitão João Guimarães Rosa, a quem destacou a intelectualidade e ao fato de ambos serem barbacenenses, e do Coronel PM Saul Alves Martins, membro-fundador da Academia de Letras. "Ele e meu avô, José Alves Martins, guardavam a diferença apenas no prenome e a semelhança na provável ancestralidade comum".
GRANDES ÍCONES
O Comandante-Geral lembrou a passagem do escritor Guimarães Rosa pelo 9º Batalhão de Infantaria, a mesma Unidade em que serviu no início de sua carreira, quando já se chamava 9º Batalhão de Polícia Militar. Lembrou-se, também, de curiosidades de infância e de uma placa afixada em uma casa simples, com a indicação "aqui morou João Guimarães Rosa".
Do Coronel Saul, fez referências à visita que recebeu deste pesquisador, que alcançou grande respeitabilidade em Minas Gerais. Um dia, acompanhado do amigo e irmão, João Bosco de Castro, o folclorista e historiador esteve no Centro de Administração de Pessoal, unidade comandada pelo Cel Sant'Ana. "Aquela bondade em pessoa, com seu bom humor permanente, um estado de espírito que parecia ter sido fixado nele por Deus, com ordens expressas para ninguém nem nada o tirar", descreveu o Comandante-Geral, referindo-se ao Mestre e Doutor em Ciências Sociais.
"Para nós, da PMMG, o Coronel Saul já é parte do que pensamos e do que dizemos nos nossos momentos mais elevados, quando entoamos a Canção da Polícia Militar, nosso hino oficial, de sua autoria", lembrou o Coronel Sant'Ana.
Ao presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG, João Bosco de Castro, o oficial agradeceu pela generosidadde no exercício da presidência da Casa, dispendendo o seu tempo, e elogiou o talento, a força e o vigor com que o presidente tem feito este trabalho, considerado de grande valor para toda a PMMG.
A cada membro da Academia, o oficial ressaltou a produção de conhecimento, que ele classificou como "uma elogiável e exemplar iniciativa, que contribui para que a sociedade seja melhor".
O novo presidente de honra da Academia de Letras finalizou seu discurso enaltecendo o valor do conjunto das produções literárias e técnicas dos acadêmicos. Disse que as obras e memória que homenageiam nas respectivas Cadeiras precisam continuar sendo permanentemente postas a serviço da gradação divina. "Entendo isso como condição sine qua non para que, de modo análogo à PMMG, a Academia venha a ser, cada vez mais, um patrimônio dos mineiros", ressaltou o Comandante-Geral.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário