segunda-feira, 19 de março de 2012

Perfil da mortabilidade em MG é tema de palestra

Belo Horizonte – 16/03/12) - Militares do Corpo de Bombeiros participaram nesta quinta-feira (15), de uma palestra sobre o perfil da mortabilidade no Estado.

A palestra foi dirigida a militares de diversos setores do Corpo de Bombeiros Militar e abordou a importância de se conhecer as estatísticas do perfil de mórbi-mortabilidade. A informação será útil para que a corporação tenha uma visão ampliada dos fatos relacionados às mortes, tratando o tema como uma epidemia que atinge a sociedade. Esta visão ajudará o trabalho do Corpo de Bombeiros, tanto no planejamento de ações preventivas e destinação de recursos, quanto no atendimento à população.

Um estudo das doenças e a análise dos fatores que levaram às mortes, permitiu traçar um perfil e a partir daí melhorar o planejamento da prevenção dessas mortes. no caso do Corpo de Bombeiros. O estudo levou em consideração, principalmente, os anos perdidos por morte prematura ou por invalidez. Foi abordada também a importância da estatística, que vem de um bom lançamento de dados obtidos após as mortes. Quanto melhor for o resultado do lançamento de informações, melhor será o resultado final.

As doenças cardiovasculares aparecem como um dos ítens mais elevados, enquanto causas externas não intencionais, que englobam os acidentes, apresentam um número menor em relação ao total. No entanto, ambas apresentam um número de mortes superior a 87% do total de casos. Nos acidentes, as mortes ocorrem em 86% dos casos, o que demonstra a importância da prevenção. Atualmente, 9 em cada 10 pessoas que sofrem por problemas cardiovasculares ou por traumas decorrentes de acidentes não sobrevivem.

O estudo completo foi realizado pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com o Ministério da Saúde. O conteúdo está disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde: www.saude.mg.gov.br




 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário