Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade em Minas Gerais terão, a partir deste ano, oficinas preventivas e educativas relacionadas a diversos temas da área de saúde. Além disso, ações voltadas para as famílias dos jovens, tais como visitas domiciliares, atendimento por equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, e encontros entre o adolescente e seus familiares, também serão implementadas pelo Estado.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (7), durante a 1ª Plenária da Gestão do Sistema Socioeducativo (Geduc), realizada pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A Geduc é uma metodologia de gerenciamento e trabalho baseada na Gestão por Resultados criada pela Suase em 2008.
O encontro, que foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, teve como objetivo, ainda, avaliar as atividades desenvolvidas pelas unidades socioeducativas em 2011 e definir as diretrizes para o trabalho em 2012.
De acordo com a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Silva Nicácio, as oficinas de saúde e o trabalho junto às famílias dos adolescentes são alguns dos novos indicadores que serão monitorados pela Suase este ano. “O que se pretende é reforçar a política de corresponsabilidade da família no cumprimento da medida socioeducativa pelo jovem, tendo em vista que o resgate e a afirmação dos laços familiares são fundamentais para a efetividade dessa medida”, destacou.
Profissionalização
Assim como as metas de trabalho para 2012, também foi apresentado durante o Geduc o balanço das ações realizadas pelas unidades socioeducativas em 2011. Dentre as atividades, os cursos de profissionalização, que são direcionados aos jovens acima de 16 anos que cumprem medida de internação e de semiliberdade, tiveram destaque.
O número de adolescentes inseridos nas capacitações em 2011 foi de 54,17%, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Aprendizagem industrial, alvenaria e acabamento, pinturas especiais em paredes e móveis de madeira, culinária, informática foram algumas das modalidades oferecidas pela Suase.
“Esse aumento pode ser atribuído às parcerias consolidadas pela Suase com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela iniciativa das unidades socioeducativas em articular outros parceiros. Para os adolescentes é uma qualificação importante para a futura inserção no mercado de trabalho”, disse a diretora de Formação Educacional e Profissional da Suase, Erika Vinhal.
No campo da formação de ensino regular, a Suase fechou o ano de 2011com 99,4% dos adolescentes das unidades de internação e semiliberdade matriculados.
Gestão do Sistema Socioeducativo
As plenárias do Geduc são realizadas três vezes por ano e têm como objetivo o planejamento das ações e metas focadas na melhoria do atendimento ao adolescente autor de ato infracional. Entre os indicadores estabelecidos estão o acompanhamento de escolarização, participação em oficinas e realização de atividades externas pelos jovens.
Guarda Municipal CFOE EsPCEx CAP Polícia Rodoviária Federal Vice-Almirante CPOR-ITA Aspirante Soldado Subtenente
NPOR Contra-Almirante Aeronautica Tropa de Choque C-FCB Cadete Marinha 3º Sargento Capitão-tenente EFOMM 1º Sargento
Aprendiz-marinheiro Major Grumete EV NB Taifeiro 2ª Classe Alto Comando Coronel EAM Exército CFS CPOR Capitão de Fragata Brigadeiro EAOT 2º Sargento Capitão de Corveta Batalhão Estado Maior AMAN Sociedade Policial Polícia Ferroviária
1º Tenente Escola Naval Estagiário 2º Tenente Capitão de Mar e Guerra Aluno Militar EAOF AFA Suboficial General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval Corporação Colégio Naval EPCAR Aspirante-a-Oficial Cabo Marinheiro Recruta C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe Taifeiro 1ª Classe Major-Brigadeiro do Ar Taifero-mor EEAR Soldado 1ª Classe Recruta Fuzileiro Naval Soldado IME Policial Ferroviário Polícia Civil General de Divisão Guarda-Marinha Capitão Alto Escalão Tenente-coronel Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário