quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM DO REGIMENTO DE CAVALARIA AO FERRADOR.



"Por um cravo se perde um cavalo, por um cavalo um cavaleiro, por um cavaleiro uma batalha."

Com o significado de operário cuja atividade é ferrar cavalos, o Ferrador assume especial importância em um Regimento de Cavalaria. Sua tarefa precípua é o ferrageamento, que é a aplicação de uma lâmina de ferro (ferradura), presa por cravos, na borda da parede do casco. A ferradura tem o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé dos equínos.


Os semoventes, em liberdade no campo, não necessitam de ferraduras, porque o desgaste do casco se faz naturalmente, sem prejuízo para o animal. Mas, quando são colocados em baias ou utilizados para trabalhos contínuos, no quais, quase sempre, os pisos são duros, o desgaste do casco é exagerado, chegando a causar lesões profundas no pé. Nesses casos, a ferradura se torna indispensável, principalmente quando os trabalhos são realizados em terrenos pedregosos, em paralelepípedos ou no asfalto, como é o caso dos semoventes do nosso Regimento de Cavalaria.


O RCAT conta em seu complexo com a ferradoria, seção responsável por realizar o ferrageamento dos cavalos. Assim, os próprios militares ferradores que transformam a lâmina de ferro em várias ferraduras que, no período de 20 a 40 dias, dependendo do peso, atividade executada e a própria dinâmica estrutural do cavalo, tem que ser trocadas, haja vista o desgaste resultante do emprego dos animais.


Dessa forma, não podemos nos abster de levar os nossos mais sinceros agradecimentos a esses profissionais que, na tecnicidade e imprescindibilidade de sua tarefa, engrandece e faz existir o nosso bissecular Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes.  

SÃO OS MANIFESTOS DE TODOS OS OFICIAIS, 
PRAÇAS E FUNCIONÁRIOS CIVIS DO RCAT

 Guarda Municipal   CFOE   EsPCEx   CAP   Polícia Rodoviária Federal   Vice-Almirante   CPOR-ITA   Aspirante   Soldado   Subtenente NPOR   Contra-Almirante   Aeronautica   Tropa de Choque   C-FCB   Cadete   Marinha  3º Sargento   Capitão-tenente   EFOMM   1º Sargento Aprendiz-marinheiro   Major   Grumete   EV   NB   Taifeiro 2ª Classe   Alto Comando   Coronel   EAM   Exército   CFS   CPOR   Capitão de Fragata   Brigadeiro   EAOT   2º Sargento   Capitão de Corveta   Batalhão   Estado Maior   AMAN   Sociedade Policial   Polícia Ferroviária 1º Tenente   Escola Naval   Estagiário   2º Tenente   Capitão de Mar e Guerra   Aluno Militar   EAOF   AFA   Suboficial   General de Brigada Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval   Corporação   Colégio Naval   EPCAR   Aspirante-a-Oficial   Cabo   Marinheiro Recruta   C-FSG-MU-CFN Soldado 2ª Classe   Taifeiro 1ª Classe   Major-Brigadeiro do Ar   Taifero-mor   EEAR   Soldado 1ª Classe   Recruta Fuzileiro Naval Soldado   IME   Policial Ferroviário   Polícia  Civil   General de Divisão   Guarda-Marinha   Capitão   Alto Escalão   Tenente-coronel   Polícia Federal

Um comentário: