Foco será nas atividades educativas e de prevenção a afogamentos e acidentes
Divulgação/CBMMG
Durante os dias de festa, serão empregados 3,3 mil bombeiros em todo o Estado.
Reduzir o número de afogamentos e acidentes, além de fazer com que a população aproveite a folia com mais segurança. Esses são os principais objetivos da Operação Carnaval, que será lançada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na próxima sexta-feira (17). Este ano, o foco da operação será nas ações de prevenção e orientação à população. Durante a ação, que termina na Quarta-feira de Cinzas (22), também serão implantados pontos base nas principais rodovias que cortam o Estado e realizadas vistorias em locais com grande concentração de pessoas.
De acordo com o major Gouveia, do Comando de Operações do Corpo de Bombeiros, os batalhões instalados em Belo Horizonte e no interior poderão reforçar essas estratégias de acordo com as características de sua região. “Nosso objetivo é prestar um serviço eficiente e garantir que todos os mineiros e turistas possam brincar o Carnaval, com toda a segurança”, afirma o oficial.
A operação Carnaval também é um reforço da operação Veranico, lançada no dia 21 de janeiro. Até o mês de março, equipes de bombeiros permanecerão de plantão nos finais de semana, em locais de grade concentração de pessoas, como lagoas, represas e cachoeiras.
Durante os dias de festa, serão empregados 3,3 mil bombeiros em todo o Estado. Em Montes Claros, no Norte de Minas, e Governador Valadares, no Leste do Estado, regiões que concentram, juntas, 85 balneários, 566 militares estarão de prontidão. Toda a atividade será apoiada pelo Batalhão de Operações Aéreas, com dois helicópteros Arcanjo.
As equipes estão intensificando o seu treinamento para atuarem durante os dias de folia. A primeira etapa, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, envolveu a formação de 22 multiplicadores, que vão disseminar os conhecimentos em todos os batalhões, pelotões e companhias do interior. Já a segunda etapa, realizada até o dia 16, vai enfatizar o treinamento em salvamento aquático para os 192 bombeiros que atuarão como guarda-vidas em balneários. Todas as atividades envolverão instruções de salvamento em piscinas, lagos e rios, com instrução prática nesses locais. Durante as aulas, serão utilizados equipamentos como barcos motorizados, botes infláveis e Jet Ski.
Além de preparação de seu pessoal, o Corpo de Bombeiros vai investir também nas ações educativas em todo o Estado, com distribuição de material informativo e orientação à população sobre as principais condutas preventivas para evitar os acidentes.
Cidades Históricas
As cidades históricas de Mariana, Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina vão receber um reforço de equipes de bombeiros durante o Carnaval. Além de bombeiros do efetivo dos Batalhões e pelotões, será acionado o efetivo de um batalhão emergencial. Apenas em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, cidade com 44 mil habitantes, são esperados cerca de 60 mil foliões nos quatro dias de festa.
Guarda Municipal
CFOE
EsPCEx
CAP
Polícia Rodoviária Federal
Vice-Almirante
CPOR-ITA
Aspirante
Soldado
Subtenente
NPOR
Contra-Almirante
Aeronautica
Tropa de Choque
C-FCB
Cadete
Marinha
3º Sargento
Capitão-tenente
EFOMM
1º Sargento
Aprendiz-marinheiro
Major
Grumete
EV
NB
Taifeiro 2ª Classe
Alto Comando
Coronel
EAM
Exército
CFS
CPOR
Capitão de Fragata
Brigadeiro
EAOT
2º Sargento
Capitão de Corveta
Batalhão
Estado Maior
AMAN
Sociedade Policial
Polícia Ferroviária
1º Tenente
Escola Naval
Estagiário
2º Tenente
Capitão de Mar e Guerra
Aluno Militar
EAOF
AFA
Suboficial
General de Brigada
Marinheiro e Soldado Fuzileiro Naval
Corporação
Colégio Naval
EPCAR
Aspirante-a-Oficial
Cabo
Marinheiro Recruta
C-FSG-MU-CFN
Soldado 2ª Classe
Taifeiro 1ª Classe
Major-Brigadeiro do Ar
Taifero-mor
EEAR
Soldado 1ª Classe
Recruta Fuzileiro Naval Soldado
IME
Policial Ferroviário
Polícia Civil
General de Divisão
Guarda-Marinha
Capitão
Alto Escalão
Tenente-coronel
Polícia Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário